Todas as Notícias

  Início :: Todas as Notícias

Todas as Notícias da Escola

  • 09 de dezembro de 201713 de dezembro
  • O Corta-Mato Escolar assume-se, anualmente, como um evento determinante na promoção da prática desportiva e dos estilos de vida saudáveis na comunidade educativa, encontrando-se também integrado na componente avaliativa dos alunos, na disciplina de Educação Física.

    No entanto, o seu caráter transversal ao Agrupamento ultrapassa, em muito, este fim único, proporcionando um momento de encontro e confraternização, potenciador da construção de uma identidade e cultura próprias ao AEVRSA.

    No sentido de agilizar e uniformizar os procedimentos a adotar, solicitamos a melhor atenção para as indicações que se seguem:

    1. 8h10 - Os alunos e professores dirigem-se à sala de aula indicada, onde os docentes designados deverão proceder ao controlo de presenças;

    2. 8h30 - A saída das escolas para o Complexo Desportivo será efetuada pelos respetivos docentes, sendo que:

    - na escola sede, os alunos serão acompanhados a pé;     

    - na EB 2,3 IDF e EB1 Manuel Cabanas, os alunos serão acompanhados em autocarro.

    3. Entre as 9h30 e as 10h00 irá decorrer a Marcha/Passeio, na qual também poderão participar os docentes, assistentes operacionais e assistentes técnicos.

    4. Entre as 12h00 e as 13h00 – O regresso às escolas efetua-se novamente através do acompanhamento dos alunos pelos docentes designados, onde deverão proceder ao controlo das presenças.

    Escalões etários - Horário das provas

  • 09 de dezembro de 201713 de dezembro
  • O Corta-Mato Escolar assume-se, anualmente, como um evento determinante na promoção da prática desportiva e dos estilos de vida saudáveis na comunidade educativa, encontrando-se também integrado na componente avaliativa dos alunos, na disciplina de Educação Física. No entanto, o seu caráter transversal ao Agrupamento ultrapassa, em muito, este fim único, proporcionando um momento de encontro e confraternização, potenciador da construção de uma identidade e cultura próprias ao AEVRSA. Assim, apela-se à participação ativa de todos os profissionais nesta festa que a todos pertence. No sentido de agilizar e uniformizar os procedimentos a adotar, solicitamos a melhor atenção para as indicações que se seguem: 1. 8h10 - Os alunos e professores dirigem-se à sala de aula indicada no mapa anexo, onde os docentes designados deverão proceder ao controlo de presenças; 2. 8h30 ? A saída das escolas para o Complexo Desportivo será efetuada pelos respetivos docentes, de acordo com o mapa anexo, sendo que: a) na escola sede, os alunos serão acompanhados a pé;

  • 03 de dezembro de 2017Inscrições abertas
  • 03 de dezembro de 20173 de dezembro
  • No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala no dia 3 de dezembro, o grupo de Educação Especial gostaria de partilhar os vídeos (cujos links se anexam).

    Apesar de divulgados nas redes sociais, acreditamos que a mensagem que transmitem deveria ser salientada e esperamos que esclareça algumas dúvidas e ajude a posicionarmo-nos no lugar do outro.

    Primeiro da Classe (Front of the Class);

    Arthur e o Infinito - Um Olhar Sobre o Autismo;

    Kismet Diner;

  • 20 de novembro de 2017Let's play outside
  • Erasmus+ - Let´s Play Outside

    O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, participou entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro numa atividade transfronteiriça do projeto Erasmus+ Lets Play Outside. Este encontro teve lugar na Roménia na pequena cidade de Vîrfu Cîmpului do distrito de Botosani.

    Durante este período os alunos e professores dos cinco países envolvidos: Portugal, através do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António; Itália; Letónia; Roménia e Turquia, disfrutaram de um vasto e rico programa, tendo ficado a conhecer melhor a história, os costumes, a cultura e a gastronomia da Roménia.

    A candidatura, do agrupamento, ao projeto Lets Play Outside surgiu depois de um estudo ter concluído que mais de 40% dos jovens não brincam na rua nenhuma hora do dia. Ao invés, passam cada vez mais tempo no computador, tablet ou smartphone.

    À utilização excessiva dos aparelhos tecnológicos estão associados uma série que questões prementes da sociedade atual, nomeadamente: jovens mais introvertidos, com excesso de peso e com graves problemas de socialização. Com este projeto os parceiros, com apoio da Comunidade Europeia, levam a cabo uma série de atividades que tem o jogo/atividade física como ponto de partida para diminuir e/ou otimizar o uso das novas tecnologias. Os promotores deste projeto estão conscientes que na atualidade é impensável suprimir o uso destes aparelhos, no entanto, é possível promover a utilização segura e responsável das tecnologias da informação e comunicação por crianças e jovens, sendo necessário aprender e ensinar a conviver com esses instrumentos.

    Com a participação neste encontro, os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, tiveram oportunidade de partilhar e vivenciar experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento integral, adquirindo conhecimentos e saberes essenciais para a sua formação que lhes permitirá ser cidadãos mais autónomos, conscientes e ativos num mundo em constante mudança.

     Juntos somos AEVRSA!

     

  • 14 de novembro de 2017Segunda reunião transnacional
  • A segunda reunião transnacional do projeto Travel broadens the mind realizou-se na Polónia, na escola Miejski Zespól Szkól, em Duszniki Zdroj, entre os dias 3 e 6 de outubro de 2017. 

    O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António fez-se representar pelos professores Rui Costa e José Carlota e pelos alunos Dorian Erhan do 9º B e Beatriz Salas do10º B.

    Este encontro teve como objetivos a realização do Festival “Nations Sing and Dance” e de uma “Food Fair”. Durante esta reunião foram desenvolvidas as seguintes atividades: jogos tradicionais, exposição de fotos, cartazes e pinturas alusivas à temática Paz entre as Nações, foram também representados diálogos envolvendo personagens da cultura e literatura de cada país e apresentadas algumas superstições.

     A nossa equipa deu a conhecer o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António e um pouco sobre a cultura e gastronomia de Portugal e da região do Algarve.

    Foi feita uma visita ao museu do papel, onde os nossos alunos e professores tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada o referido museu e participar num workshop sobre a produção de papel.

    Esta experiência foi muito profícua, tanto para os professores como para os alunos, por ter proporcionado o contacto com outra realidade, outro sistema educativo, outra cultura e costumes, tendo possibilitado também o desenvolvimento das competências comunicativas em língua inglesa.

  • 10 de novembro de 20171.º Período
  • Já se encontram disponíveis para consulta as avaliações intercalares do 1.º período.

    Para as consultar deverá aceder ao separador  Alunos:

    - Login: número do processo do aluno (número de 5 dígitos do cartão do aluno);

    - Senha: número do cartão de cidadão (completo);

  • 17 de outubro de 2017Gabinete de Apoio ao Aluno e Família
  • No dia 9 de outubro, no âmbito do plano anual de atividades do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família - Cê-Lá (secundária) e GAAF (IDF), realizou-se o teatro-debate, "Nem muito simples nem muito complicado"; foi levado a cabo pela companhia de teatro Usina, no âmbito do Programa Cuida-te do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. O público-alvo foram os alunos do 7º ano do agrupamento e do 8º ano da Escola EB 2,3 Infante D. Fernando.

    No dia 10 de outubro realizou-se o teatro-debate, "O corpo é que paga..." O público-alvo foram os alunos do 5º e 6º anos do agrupamento.

  • 01 de outubro de 2017AEVRSA
  • No passado dia 27 de setembro de 2017, pelas 18:00 horas, ocorreu, no Centro Cultural António Aleixo, a cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro de Excelência e Valor e de conclusão do 12º ano.

    A cerimónia contou com a presença de várias entidades convidadas, professores, alunos, pais, encarregados de educação, funcionários e amigos.

    A Direção do Agrupamento de Escolas de VRSA agradece a presença de todos e congratula-se com o sucesso de todos os alunos homenageados.

    Um abraço amistoso a todos os que se juntaram a nós!

    Juntos somos AEVRSA!

     
       
      
       
       
      
      
      
      
      
       
       
       
       
       
       
       
       
      

  • 13 de setembro de 2017Desporto Escolar homenageado
  • Foram homenageados todos os alunos do Desporto Escolar que representaram o nosso Agrupamento, no ano escolar 2016/17, e que conseguiram distinções desportivas regionais e nacionais, assim como os respetivos professores responsáveis pelos grupos-equipa.